A sustentabilidade empresarial se refere às práticas organizacionais de uma empresa em relação ao crescimento sustentável, ao meio ambiente e ao desenvolvimento social.
Esse conjunto de iniciativas ajuda os negócios em diferentes objetivos, como reter clientes, fortalecer a marca no mercado e atrair a atenção de investidores. É uma forma de se posicionar, mas também de fazer a sua parte por um mundo melhor, colhendo benefícios para a própria organização.
COMO A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL FUNCIONA?
O objetivo da sustentabilidade empresarial é garantir que a empresa cresça sem comprometer o meio ambiente ou que compense o impacto de seu crescimento a partir de iniciativas que promovam a sustentabilidade.
As ações de sustentabilidade empresarial estão diretamente relacionadas às práticas e orientações da ESG (Environmental, Social and Governance), que tem como pilares os seguintes conceitos:
- Environmental (aspectos ambientais): envolve todas as iniciativas que utilizam algum recurso natural e as ações de prevenção da destruição ambiental, como redução de poluição, reflorestamento reciclagem, entre outros.
- Social (aspectos sociais): envolve as práticas internas e externas da empresa com fins sociais, como políticas de diversidade e inclusão, iniciativas de proteção aos direitos humanos e demais projetos sociais.
- Governance ( aspecto de governança): envolve políticas de compliance, auditoria e iniciativas relacionadas à ética e à transparência.
COMO EMPRESA UMA PODE PROMOVER A SUSTENTABILIDADE?
Não há regras específicas para uma empresa promover a sustentabilidade, mas a organização pode estimular algumas ações internas e externas. O importante é que a iniciativa estimulada tenha a ver com o propósito e os objetivos do negócio. Aqui, há margem para muita criatividade, desde campanhas de reciclagem até outras que foquem no recolhimento de lixo na praia, por exemplo.
Se a ação for interna, ou seja, envolver os profissionais que trabalham na empresa, é importante alinhar bem a comunicação com os colaboradores. No caso de iniciativas internas, o time de marketing deve ajudar na promoção da estratégia da sua vertente chamada endomarketing.
QUAIS SÃO OS PILARES DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL?
Como mencionamos anteriormente, a sustentabilidade empresarial se apoia em alguns pilares. A seguir, vamos apresentar quais são eles: econômico, ambiental e social.
ECONÔMICO
O pilar econômico busca conciliar o crescimento do negócio com a sustentabilidade. Isso significa que a empresa deve promover ações que compensem sua intervenção no meio ambiente ou que busquem reduzir os impactos ambientais de suas iniciativas.
Ou seja, o negócio não pode projetar uma expansão deixando de lado o meio ambiente.Nesse caso, é importante equilibrar os interesses dos acionistas e stakeholders com os objetivos sustentáveis do negócio.
Além disso, o pilar econômico envolve as práticas de compliance e governança, para garantir o correto funcionamento da empresa, de acordo com legislações específicas, incluindo as de proteção ambiental. Esse pilar também se preocupa com o investimento em novas tecnologias para o negócio que contribuam para diminuir os impactos ambientais.
AMBIENTAL
O pilar ambiental também tem o objetivo de reduzir os impactos do negócio no meio ambiente, além de promover ações de preservação da natureza. A sustentabilidade ambiental nas empresas deve levar em consideração as mudanças climáticas e o aquecimento global em seu planejamento.
Esse pilar é importante para as empresas organizarem estratégias para reduzir a emissão de carbono, o desperdício de água e a utilização de determinados recursos naturais. O fator ambiental precisa considerar um equilíbrio entre a produção e a sustentabilidade, preocupando-se tanto com o crescimento da empresa quanto com o meio ambiente afetado por esse crescimento.
SOCIAL
O pilar social corresponde ao conjunto de iniciativas que a empresa tem com o foco no desenvolvimento da sociedade. Isso envolve tanto ações externas, focadas em membros na comunidade, quanto estratégias internas, para promover o bem-estar dos colaboradores da empresa. A empresa precisa contar com equipes preparadas para entender os desafios sociais e desenvolver as melhores práticas nesse sentido.
Para você colocar a mão na massa e aplicar os princípios de sustentabilidade empresarial no seu negócio, trouxemos algumas dicas.
TER UM PLANEJAMENTO:
O primeiro passo para ter eficiência na sua estratégia de sustentabilidade empresarial é ter um bom planejamento. Nesse caso, a empresa precisa:
- Alinhar as áreas envolvidas na estratégia de sustentabilidade;
- Definir metas e métricas para acompanhar a eficiência das iniciativas;
- Avaliar a viabilidade das propostas.
FAZER UMA BOA GESTÃO:
Além do planejamento, é importante realizar uma boa gestão e colocar o que foi planejado em prática. Se a sua empresa nunca adotou nenhuma iniciativa focada em sustentabilidade, no início, o planejamento talvez precise ser ajustado de acordo com a realidade encarada pelo negócio. A boa gestão passa por contar com especialistas em ESG ou em preservação ambiental, seja a partir de consultoria interna ou de contratação externa. O importante é que a empresa tenha uma estratégia de negócios sólida, com objetivos claros e métricas eficientes para acompanhar os resultados.
PROMOVER A RECICLAGEM:
A reciclagem é uma das ações de sustentabilidade mais disseminadas. O seu negócio pode começar estimulando os funcionários a separarem o lixo nas latas de recicláveis. Pensando em iniciativas externas, utilizar as redes sociais para promover ações sustentáveis nas empresas entre os seguidores também é uma boa prática.
DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE CARBONO:
A emissão de carbono é um grande problema, principalmente se pensamos na indústria ou em grandes empresas. Por isso, para apoiar a sustentabilidade empresarial, ter a redução de carbono como uma das ações sustentáveis nas empresas é um importante passo. Para as organizações, é interessante promover a renovação de energia limpa e ter metas periódicas para acompanhar o progresso das iniciativas.
ENGAJAR OS COLABORADORES:
A sustentabilidade empresarial acontece de dentro para fora. Nesse sentido, engajar os colaboradores nas iniciativas sustentáveis da empresa é fundamental. É importante manter as pessoas a par das iniciativas sustentáveis da empresa e desenvolver iniciativas que envolvam os times na conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
ADERIR A PROJETOS AMBIENTAIS:
As empresas podem fazer parcerias com organizações que valorizem o meio ambiente para promover iniciativas de sustentabilidade empresarial. Essa é uma medida eficiente que alcança um público mais amplo, além de colocar o negócio no caminho certo para ser mais sustentável.
BUSCAR CERTIFICAÇÕES:
Outro passo importante para implementar a sustentabilidade empresarial é buscar certificações na área. Isso mostra ao público que a empresa está comprometida com a causa ambiental, além de preparar os colaboradores para lidarem com os desafios da preservação do ambiente. Algumas certificações relevantes para ESG incluem:
- EED (Leadership in Energy and Environmental Design)
- GBC Zero Energy
- Selo Procel PBE Edifica
- Selo Casa Azul da Caixa.
ADOTAR SOFTWARES ESPECIALIZADOS:
Atualmente, existem algumas ferramentas online focadas na promoção de ESG nas empresas. Esses softwares são grandes aliados da sustentabilidade nas empresas, porque permitem emitir relatórios com informações sobre ESG. Assim, os gestores têm mais informações para tomarem decisões nessa frente. Além disso, com esses softwares, os líderes conseguem saber o impacto socioambiental de suas estratégias, reavaliando as iniciativas quando necessário.