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Gestão de Crise: Como Lidar Com Situações Desafiadoras no Seu Negócio?

É possível contar com soluções que ajudam sua equipe a se organizar, especialmente em momentos de crise
Gestão de Crise: Como Lidar Com Situações Desafiadoras no Seu Negócio?

Tanto a prevenção quanto a preparação são fundamentais na gestão de crise. A questão é compreender que determinados problemas são até normais considerando a complexidade do ambiente empresarial. O desafio é a empresa estar pronta para amenizar as situações e até evitá-las.

IDENTIFIQUE POSSÍVEIS AMEAÇAS E RISCOS:

A ideia é que a análise de risco permita à sua empresa estar sempre um passo à frente em relação aos riscos que a ameaçam. Focos de crises financeiras, de pessoal, organizacionais, entre outras, podem ser mapeados de maneira que as interferências sejam feitas antes de o problema maior aparecer.

DESENVOLVA UM PLANO DE CONTINGÊNCIA ABRANGENTE:

É importante contar com um plano de gerenciamento de crise que estabeleça os critérios para a sua empresa reagir quando necessário. Faça isso identificando as pessoas que entrarão em ação. Atribua a cada uma delas os papéis que desempenharão. Com a equipe preparada para lidar com eventualidades, a tendência é que seja possível minimizar os danos e restaurar as operações de negócios o mais brevemente possível.

COMUNICAÇÃO EFETIVA COM CANAIS ADEQUADOS:

Estabeleça canais de comunicação eficazes para informar os funcionários, clientes e outras partes interessadas sobre a situação. Atenção especial para: os comunicados à imprensa; as atualizações nas redes sociais e as mensagens diretas aos clientes.

TREINE SUA EQUIPE:

É preciso que a sua equipe esteja treinada e preparada para lidar com as crises. Nesse sentido, a preparação diz respeito a: treinamento em gerenciamento de crise; primeiros socorros e comunicação.

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE NA GESTÃO DE CRISE:

O gerenciamento de crise em equipe permite à empresa se antecipar aos problemas e evitar danos maiores. Saiba como fazer isso conforme as instruções a seguir.

TENHA UM LÍDER DE EQUIPE:

Será este o responsável por coordenar a resposta às crises. Caberá a ele: tomar decisões rápidas e eficazes; comunicar-se com os membros da equipe e outras partes interessadas e garantir que a equipe esteja trabalhando junta para resolver a crise.

CONSCIENTIZE OS MEMBROS DA EQUIPE:

Os membros da equipe precisam estar prontos para agir segundo o plano de gerenciamento de crise elaborado. É necessário que eles estejam cientes de suas responsabilidades específicas e prontos para executá-las quando necessário.

TENHA UMA EQUIPE DE COMUNICAÇÃO:

A equipe de comunicação será responsável por comunicar informações sobre a crise aos envolvidos. No caso, funcionários, clientes e outras partes interessadas. Será essa equipe de comunicação que fará com que as informações entregues sejam precisas, atualizadas e transmitidas de maneira clara e concisa.

CONTE COM RECURSOS TECNOLÓGICOS AVANÇADOS

É possível contar com soluções que ajudam sua equipe a se organizar, especialmente em momentos de crise. Ferramentas de software podem simplificar a organização das tarefas, a delegação de responsabilidades e o acompanhamento de todo o progresso. Além disso, elas podem ser usadas para manter a equipe conectada e bem informada durante a crise.

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